Serviços

Atendimento Médico

O acolhido será atendido pelo médico responsável pela Instituição, fará diagnósticos sobre possíveis transtornos e a necessidade de tomar ou não medicação. Realizará atendimentos individuais analisando a evolução do acolhido e seu processo de reinserção à sociedade. 


Acompanhamento Psicológico

O acolhido terá atendimento individual com relatórios de evolução psicológica e participará de reuniões em grupo através de temáticas, dinâmicas, entre outras.


Orientação do Conselheiro Terapêutico

O profissional responsável por essa área realizará palestras de conscientização bem como atendimentos individuais, proporcionando ao acolhido entendimento sobre sua doença, elucidando dúvidas, esclarecendo sobre situações de risco, bem como direcionando o entendimento sobre os aspectos físico (compulsão), mental (obsessão) e espiritual (egocentrismo).


Principais materiais abordados:


1. 12 Passos de NA / AA

2. PPR (Plano de Prevenção de Recaída)

3. Terapia Racional Emotiva

4. Gestão de Relacionamento Familiar / Conjugal

5. Inteligência Emocional  

6. Habilidades Sociais

7. Trabalho sobre ansiedade e síndrome do pensamento acelerado

8. Entre outros


Atendimento da Equipe de Enfermagem

A equipe de Enfermagem realizará a Triagem dos acolhidos, administração de medicamentos receitados por médicos; acompanhamentos de peso, pressão arterial, temperatura; bem como outros cuidados com acolhidos diabéticos, por exemplo. Realizará atendimento emergencial caso ocorra algum acidente e estará de prontidão para auxiliar o acolhido em tudo que compete a essa área. 


Direcionamento do Gestor Familiar

O Gestor Familiar intermediará relações entre familiares e acolhidos, orientando o familiar no processo de recuperação do acolhido, elucidará sobre codependência, incentivando a frequência a grupos de apoio como Amor Exigente, direcionará o familiar na forma de agir junto ao dependente químico. É responsável por programar telefonemas, visitas e posicionar familiares sobre comportamento do acolhido dentro da Instituição. 


Monitoramento dos Coordenadores de Pátio 

Os colaboradores referente a essa área direcionam, orientam, analisam e passam aos responsáveis como está o comportamento do acolhido diante do convívio com outros dentro do Centro Terapêutico. Esse apontamento proporciona aos multiprofissionais da CT, uma visão real de como está o comportamento do acolhido, a impulsividade, a gestão emocional, a determinação e motivação para viver em recuperação.